quarta-feira, 1 de outubro de 2008

CONTOS DA TRADIÇÃO LITERÁRIA

A leitura de Machado de Assis deve fazer parte dos programas de leitura do ensino fundamental por sua importância no cenário da literatura brasileira e pelo fato de que suas narrativas, ainda que escritas no século XIX, podem provocar o diálogo com leitores contemporâneos, porque transpõem uma dimensão do humano que transcede um tempo e um espaço determinados. é inegável, porém, que nem todas as produções de Machado são adequadas ao leitor juvenil, tanto por sua complexidade, quanto pelo tratamento do tema.
A partir dessa visão, sugere-se que o professor explore os contos machadianos, que constituem um acervo de múltiplas facetas em que variados temas se conjugam à exploração de recursos da língua, para traduzir uma visão cômica, trágica ou irônica da natureza.
a escola pode estabelecer a convergência entre o prazer dos alunos de ouvir e de contar histórias e a leitura de textos de natureza estética, como os contos de Machado de Assis, pela proposição de atividades que valorizem esse gosto e, simultaneamente, enfatizem a natureza artesanal da literatura. Sob essa perspectiva, privilegia-se a história pessoal dos alunos, a percepção renovada de mundo que a leitura lhes pode conferir, as possibilidades significativas de texto e a produção escrita dos discentes.
Para estimular os alunos a lerem o conto de Machado de Assis, o professor pode motivar os alunos a narrar episódios que tenham por base problemas geradores por um testamento ou pela distribuição de bens entre herdeiros, correlacionando-os à leitura do texto selecionado.
Diante de seu papel de dinamizador da aprendizagem e como participante da história pessoal e da história de leitura de seus alunos, cabe ao professor enriquecer as experiências que vivenciam coletivamente no espaço da sala de aula. uma das formas de fazê-lo é interligar o universo de narrativas, acolhendo as decorrentes de experiências pessoais e da tradição oral para vincular as narrativas de natureza estética.

Nenhum comentário: