terça-feira, 30 de setembro de 2008

CONTOS AFRICANOS

A história e a memória dos povos africanos fazem parte de nossa cultura, esta materializada na literatura oral expressada pelos contos, lendas e mitos. Um contador de histórias africano, além de narrá-las, também podia ensinar outros assuntos, pois era considerado sábio, possuia conhecimentos variados devido à sua experiência de vida.
Não podemos esquecer que a oralidade é uma forma encarnadora de registro, tão complexa quanto a escrita. E hoje nós temos ela como forma de apontamento de nossa memórias, no entanto, ela não é a única forma de registrarmos os conhecimento. A oralidade serviu e serve para preservar a cultura africana no Brasil.
A tradição de narrar mantém sua força. As narrativas orais expressão hábitos e valores das pessoas, independente de onde elas estejam. As culturas africanas preservam narrativas que podem ser associadas aos contos, lendas, fábulas e canções.
Infelizmente, pouco se fala sobre a África para os jovens de hoje, e quando se fala busca-se discutir sobre religiões ou o folclore. Para muitos a África é um mistério ou ainda, aparece nos noticiários somente guerras civis, epidemias e outras barbáries.

Nenhum comentário: